Neste especial Dia Universal do Guia em que celebramos no mundo inteiro a vinda do Espírito Santo, olhamos para trás e detemos nosso olhar no ano de 2003 quando Frei Ignácio já mencionava a palavra Fundação; passaram-se os anos e as Oficinas de Oração e Vida se expandiram e consolidaram-se nos 5 continentes. Sua missão evangelizadora se torna cada vez mais urgente e necessária nestes tempos difíceis e de grande secularismo.

A visão profética de Frei Ignácio, o inspirou a planejar soluções para esta grave realidade que se vive hoje. Ele nos recordou que chegará o momento em que brilharão pequenos focos de luz, como na noite de São João, pequenos grupos de pessoas orantes capazes de iluminar seu ambiente e transformá-lo. Esta urgência vital que ele sentia nos levou a preparar a tarefa magna das Semanas de Culminância, as quais dedicou heroicamente os últimos anos de sua vida.

Foram muitos os frutos recolhidos nas Semanas de Culminância, entre eles o que ele deu uma grande importância, que foi a Conversão Permanente de cada Guia, pois nos torna conscientes da fidelidade necessária a oração pessoal diária.

A Refundação, também surgida nestas semanas, deu uma reviravolta de grande magnitude ao voltar às origens onde a oração pessoal teria um lugar preponderante, e no administrativo a de simplificar a tarefa das coordenações.

Para tornar adequada a Casa Fundacional a passagem do tempo, e transformá-la em um centro vivo de irradiação do carisma dos TOV, iniciou-se a remodelação da casa em 4 de maio de 2018.

Hoje cumprimos a primeira etapa de prover um espaço e instalações que permitirão assumir sua nova função; será um lugar onde alimentar, estimular, e motivar os corações de muitíssimas pessoas que buscam ser mais felizes ou sofrer menos. É verdade que este tempo foi longo e de árduo trabalho e o que nos espera não será menor. Nós, os Guias, somos chamados a dar vida e esperança através de atividades evangelizadoras de nosso carisma, e desde agora estão abertas as portas para o uso das instalações da FUNDAÇÃO para esse fim. A Equipe da Fundação está a serviço dos TOV e muito consciente da importância deste trabalho que os Guias desempenham. É o momento de irradiar essa luz e a essência de Frei Ignácio que abundam nesta casa. Luz do Espírito que percorre silenciosamente e muitas vezes de maneira inexplicável nos ajuda a agitar nossa criatividade e concretizar atividades de diferentes categorias: palestras, jornadas, cursinhos, oficinas, escolas de preparação, desertos, retiros de um dia. Esta luz nos permitirá caminhar sem medos, cada vez mais adiante comunicando-nos fortaleza na fé, sabedoria na ação e grandes doses de humildade.

Já sonhamos com aquele dia em que aqui, neste mesmo lugar que Frei Ignácio morava, possamos realizar seu projeto tão longamente desejado de fazer de sua casa um centro vivo.

Serão os Guias os que darão força e vigor ao futuro desta Fundação, pois todos escutaram em seu coração e foram tocados pelas palavras ditas por Frei Ignácio: “Eu desejo, eu sonho com um povo de Guias, livres, criativos, entusiastas que transmitam a alegria de viver e impulsionem o Amor e a Paz por todos os continentes”. “Foi um dos meus sonhos faz 27 anos como lhes recordei tantas vezes nas Circulares, o seguinte: sonho, desejo, anseio que alguns Guias, que tenham condições especiais, tomem do imenso material do qual somos depositários, e anunciem essas boas notícias a grupos de estudantes, seminaristas, noviços, mães de família, público em geral, grupos pequenos de jovens, e transformem-se em apóstolos e evangelizadores de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Deixemos ao Espírito Santo que mande sua luz lá do céu e penetre nossas almas dando descanso a nosso esforço, enriquecendo-nos por dentro, e repartindo seus dons ao povo dos Guias mantendo-se sempre presente no meio de nós. Como puderam ver na casa ainda falta dar maiores condições internas que dará calor a cada espaço. Graças a doação dos Guias de Santiago Norte, temos na entrada recebendo-nos, a Virgem, que cuidará da Fundação como uma verdadeira Mãe, e assim passo a passo, com a generosa colaboração dos Guias e amigos, iremos implementado o que a casa necessita: jardim, cortinas, cadeiras, microfones, etc.

Nosso querido Fundador nos acompanha da Casa do Pai velando de joelhos por esta grande família orante. Seu legado espiritual continua vivo em cada um dos Guias do mundo e nos deixa este bonito lugar onde continua contribuindo ativamente para o crescimento espiritual do povo de Deus e da sociedade em geral.

Sejam todos muito bem-vindos! Esta é sua Casa.

Fundação TOVPIL Pentecostes maio 2019