Novedades Fundación TOVPIL

Despertar

O segredo da sabedoria está nisto: perceber que o nome é um vazio, como uma sombra. A imagem interior de si mesmo também é um vazio, como uma ilusão. Nada disso é real. Nada disso é objetivo.

Despertar significa tomar consciência de que nos preocupados com algo irreal, de que vivemos a serviço de uma ficção, de que estamos fazendo na vida uma representação teatral, como os que fabricam figurinhas, e fazem gestos gastando as melhores energias nessa pantomima.

Despertar inclui convencer-me de que o importante é ser, por em movimento todas as potencialidades até a maior plenitude, dentro de nossas limitações. Não vale a pena sofrer e preocupar- se por as aparências que são filhas da fantasia. Despertar significa libertar-se da tirania das ilusões.

Se o leitor fizesse uma experiência de despertar, tomaria consciência de que a imagem com que tanto se preocupava não passava de uma ilusão vazia, e teria a sensação de um enorme alívio. Automaticamente, evaporar-se-iam as antipatias, os ressentimentos e tudo seria paz, união, amor. É uma experiência libertadora. Isso é sabedoria. A sabedoria nos leva ao reino do amor. Então, sim, podemos falar de amor fraterno. Tudo isso significa humildade.

É essa a disposição que Paulo pediu aos cristãos de Filipos: a disposição de Jesus. Apesar de sua condição divina, não alarde de sua categoria de Deus. Pelo contrário, despojou-se de sua altura, tomou a condição de escravo, passando como um entre tantos.

No final, amou-nos sem medida, porque tinha chegado ao ápice do esvaziamento e da humildade.

Para amar é preciso ser pobre e conseguir esvaziar-se o mais que for possível. É essa a maneira concreta e eficaz de preparar-se para uma bela fraternidade.

Extraído do livro Sube comigo de Frei Inácio Larrañaga

Fundación TOVPIL

Fundación Talleres de Oración y Vida
Padre Ignacio Larrañaga

Contacto

El Rodeo 13555 Lo Barnechea. Santiago, Chile

 

fundaciontovpil@gmail.com

 

56 222458407

Siguenos en
  • Twitter Icono blanco

© 2020 Fundación TOVPIL by Awesome Design