Novedades Fundación TOVPIL

Cruzar as fronteiras da limitação


A onipotência e o amor de Deus são compatíveis com a dor e a angústia do fracasso humano? Foi dito: só quem se queixa contra Deus leva Deus a sério.


Se recordarmos a figura de Jó, tiraremos à conclusão de que discutir com Deus, cobrar dele e irritar-se contra ele... é uma tradição bíblica desde os dias de Moisés. “Não me condenes!; faze-me antes saber por que julgas assim”(Jó 10, 2s). Podemos ser crentes a favor de Deus e contra Deus; mas nunca sem Deus.


Deus não quer a dor das criaturas. Deus não quis o fracasso de seu Filho, não o entregou à morte. Deus, lógico consigo mesmo e fiel às leis da criação, permitiu que essas leis funcionassem normalmente, não interrompeu a marcha normal da história.


Diante de Deus, cada pessoa tem mais valor do que a pessoa dá a si mesma. E esse amor de Deus está contido em uma história de amor. Foi a história de compaixão e solidariedade que Jesus manifestou aos necessitados de amor: os insignificantes, os esquecidos e abandonados, aqueles quem ninguém olha, ninguém ama porque não são amáveis, e não são amáveis porque não são amados. Por todos eles, Jesus manifestou predileção. Conclusão? Deus está preferentemente com os fracassados.

A questão é extrair valor das entranhas da fé, uma fé no Deus criador e consumador. A fé é, pois, a coragem de "ser". De acordo com essa fé caminhamos para um reino em que não existe o anjo exterminador nem, por conseguinte, a angústia. Mas, durante o caminho, precisamos conviver com a angústia e o fracasso.


Isso não significa, que devamos render-nos de antemão à inevitabilidade do fracasso. Ao contrário, somos obrigados a tirar energias do mundo da fé para cruzar as fronteiras da limitação, tratar de prevenir o fracasso, se, por acaso, isso fosse um fato consumado, não nos deixaríamos abater sob seu peso, mas, na fé e na esperança, tiraríamos lições de sabedoria com uma boa dose de autocrítica e... começaríamos de novo.


Extraído do livro As forças da decadência, de Frei Inácio Larrañaga

Fundación TOVPIL

Fundación Talleres de Oración y Vida
Padre Ignacio Larrañaga

Contacto

El Rodeo 13555 Lo Barnechea. Santiago, Chile

 

fundaciontovpil@gmail.com

 

56 222458407

Siguenos en
  • Twitter Icono blanco

© 2020 Fundación TOVPIL by Awesome Design